De volta para o… futuro?

Tokyo Anime Fair dá sinais de que o futuro da animação japonesa está em séries de mais de 50 anos atrás

Cena do remake de “Giant Robo”, animação japonesa que completa 40 anos em 2007. Veja galeria de fotos da feira

O International Tokyo Anime Fair, uma das maiores feiras do entretenimento japonês, deixou evidente qual será a mais “nova” onda que está prestes a invadir os televisores das famílias nipônicas. Mesmo em pleno ano de 2007, a grande aposta dos estúdios e produtoras está nos remakes das antigas séries estreladas por robôs.

Clássicos como Giant Robo surgiram com nova roupagem e traços mais modernos. Em síntese, o evento, que teve como tema “Os robôs e a animação”, mostrou o seguinte fato: o que há de mais novo no cenário da animação oriental é justamente a reprodução de um futuro imaginado pelas crianças e adultos de até 50 anos atrás.

Evolução dos robôs exposta na feira

Mesmo com a concorrência das melhores séries atuais, era evidente o domínio dos estandes que tinham como foco divulgar alguns clássicos como Gundam, até hoje um dos personagens mais rentáveis do entretenimento japonês, que tem seu nome ligado desde chocolates e chicletes até roupas e acessórios esportivos. Além disso, os organizadores preparam uma mostra especial, que contou em ordem cronológica desde o surgimento até a evolução do fascínio (ou será fetiche?) dos japoneses em relação a essas máquinas, ainda consideradas “objetos do futuro”.

EVA 01, de Evangelion

Dentre os personagens mais conhecidos, Gigantor (Tetsujin 28Go) encabeça a lista dos “velhinhos” com nada menos que 51 anos. Ainda em março ele ganha um longa-metragem que deve estrear nos cinemas de todo o Japão. Outro que renasce para o público é Dancouga (robô de 114 toneladas que fez a alegria das crianças durante os anos 80). A máquina agora entra em ação no século 22, e o anime “Dancouga Nova” já é sucesso na TV a cabo japonesa.

Macross, outro clássico do gênero, completa 25 anos neste ano, e as comemorações tiveram início no evento realizado em Tokyo, com um estande especialmente preparado com réplicas dos modelos mais conhecidos do grande público.

Reportagem: Pablo Yuba, de Tokyo

Fonte: henshin

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: