Aniversário de 10 anos de Pokémon

Em Abril de 1997 estreava no Japão um animê de um garoto de dez anos que saia andando pelo mundo acompanhado de um monstrinho amarelo que só sabia falar seu próprio nome. Em 2007, o animê Pokémon comemora 10 anos de exibição quase ininterrupta (a série ficou uns meses fora do ar após o incidente do episódio do Porygon, relatado até mesmo no Jornal Nacional). Rica Matsumoto é uma das que comemora os dez anos da série: ela é a dubladora do Ash (Satoshi no Japão).

Falando com um jornal japonês ela diz que “Já se passaram 10 anos, heim? Eu não sinto que passou esse tempo todo. É como se o Ash e eu estivéssemos fazendo isso juntos. No começo eu queria fazê-lo, e sabia que meu desejo era fazer um trabalho que levasse diversão para as pessoas.”.

Rica começou a trabalhar em produções teatrais. Depois de uma crise de tuberculose seus amigos recomendaram que ela usasse outros tipos de atuação, como a dublagem. Seu começo foi em 1988 numa série chamada Osomatsu-kun. No final da década de 90 ela ficou sabendo sobre um teste para o papel de Ash, cuja descrição era apenas de “um garoto com voz jovem que também seja um cantor”.

“O Ash sempre vem com coisas engraçadas de se dizer, como ‘Pijamas são uma ameaça’, assim como outras frases. É o que me fez ficar atraída pelo personagem”.

Quando começou a exibição de Pokémon, os jogos de Game Boy aumentaram a popularidade do animê. Se no começo a audiência era de 10.2%, em novembro já era de 18.6%, sendo o programa de maior audiência do canal. O tema de abertura da série, Mezase Pokémon Master cantado pela própria Rica Matsumoto, vendeu mais de 1.8 milhões de CDs.

Mas foi quando um desastre aconteceu. Em Dezembro de 1997, Pokémon virou notícia mundial por causa de um acidente que levou centenas de crianças para os hospitais por conta de um ataque de epilepsia. O motivo foram brilhos fortíssimos no episódio “Eletric Soldier Porygon”. Durante 4 meses a série ficou suspenso, e via-se que muitos queriam o animê de volta.

“Os olhos das crianças brilhavam. Todo mundo cantava a abertura. Eles queriam o animê de volta para a TV, elas queriam de coração.

Pokémon retornou em Abril de 1998 e está no ar desde então. Atualmente ela está em sua terceira fase, chamada de Diamond & Pearl baseada nos jogos homônimos desde Setembro. A série, atualmente, é exibido em nada menos de 68 países diferentes! Além do sucesso na telinha, este ano os monstrinhos voltam aos cinemas em seu décimo longa metragem. A comemoração do décimo ano do animê tem vários eventos planejados. Dia 29 de Março houve um especial de uma hora na TV Tokyo, e em 5 de Abril teve um especial de duas horas.

Matsumoto termina a entrevista dizendo “sabendo que as crianças ficam felizes com Pokémon me deixa muito contente. Para todos que gostam de Pokémon, espero que continuem gostando!”

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: