Naruto é matéria e destaque na revista Época

 
 
FÔLEGO DE NINJA
Naruto é exibido na TV japonesa desde 2002 e já foi exportado para emissoras dos EUA, Canadá e países asiáticos. No Japão, o animê tem por volta de 180 episódios. Três longa-metragens e dois games também já foram produzidos
 

No Japão, todas as quartas-feiras (19h27, horário local), milhões de espectadores sintonizam a TV Tokyo para acompanhar um seriado chamado Naruto. Seus personagens são jovens ninjas que aspiram ao título de hokage, a classe mais alta entre os guerreiros, enfrentando para isso barras-pesadas num mundo encharcado de referências às filosofias orientais. É o grande sucesso da televisão de lá: os japoneses idolatram esse tipo de trama pintada em cores aparentemente infantis. Naruto não é um sucesso apenas local. Também no Brasil ele tem legiões de seguidores fiéis e fanáticos. Os discípulos brasileiros montaram sites com conteúdo extraordinário e criaram uma comunidade com mais de 60 mil membros no Orkut. Detalhe: Naruto jamais foi exibido na televisão brasileira. Pelo menos não oficialmente.
O sucesso de um desenho animado como Naruto não é surpresa nem sob circunstâncias tão específicas. A força dos animês, como é conhecida a animação japonesa, vem crescendo desde que o desenho Speed Racer conquistou espaço nas TVs ocidentais na década de 1970. Mostrando qualidades até então desconhecidas do público – efeitos visuais modernos, cores vivas e tramas inteligentes -, os animês são hoje fenômeno de audência. Tomaram de assalto a cultura pop: sua estética característica pode ser encontrada em peças publicitárias, cinema e programas de TV. A Viagem de Chihiro, um animê, conquistou o Oscar de melhor animação em 2002. O jornal The New York Times publicou um longo artigo sobre a nova geração de animês,’a mais brilhante de todas’. Naruto, que o jornal considerou o melhor animê em exibição nos EUA, mereceu as seguintes palavras: ‘Naruto captura a solidão, os desejos e a exuberância infantis sem dever nada a qualquer programa americano do momento’.

 

PREFERÊNCIA
Hana Lima gosta dos conflitos adolescentes no seriado: ‘Naruto é um órfão renegado, mas decide se tornar um grande ninja – e consegue’

   

Há algum tempo, um seriado como este só chegaria aos brasileiros através de complicadas importações de fitas VHS. Mesmo assim, ficaria restrito a quem entendesse japonês, uma vez que os diálogos não seriam legendados. Outra opção seria esperar anos até que alguma rede de TV comprasse os direitos. Hoje a internet está muito mais rápida e os computadores pessoais mais poderosos. Isso significa que alguém pode gravar o seriado da TV Tokyo e colocá-lo na internet. Não apenas pode, como faz.

 
Alguém pode gravar o seriado direto da TV Tokyo e colocá-lo na internet. Não apenas pode, como faz
 
ORIGENS
Weekly Jump, a revista que revelou Naruto, é uma fábrica de sucessos: Dragonball, Yu-Gi-Oh! e outros mangás começaram em suas páginas
 

Um papel relevante nessa história é desempenhado por um grupo de devotos que se intitulam subfãs.
Não, eles não se consideram fãs ‘menores’. São, na verdade, espectadores comuns, espalhados por todo o mundo. Tomam a iniciativa de gravar os episódios ainda não lançados num país, legendá-los e espalhá-los pela internet. Legenda em inglês é subtitle, daí o nome. Uma enquete lançada num site brasileiro de subfãs de Naruto demonstra que 42% dos usuários têm entre 11 e 15 anos. Uma parcela igual tem entre 16 e 20 anos. Daniel França e Pedro Dassan, os dois responsáveis pelo site, têm 17 anos cada um. Administram a página que recebe 14 mil acessos por dia. Eles moram em Curitiba e colaboram com adolescentes de todo o Brasil através da internet nos moldes do fenômeno Wikipédia, para suprir uma demanda cada vez maior por programas inéditos e de qualidade.

Mas eles são ainda mais do que isso: sentem-se tão envolvidos com a história que, além de traduzir o texto do japonês, criam páginas para discutir as origens dos personagens e espalhar teorias sobre qual é o ninja mais poderoso. Não raro as emissoras que exibirão os seriados animados saem à cata desses fãs para se aconselhar sobre expressões e detalhes técnicos. Os subfãs não se consideram piratas, porque seguem um código moral de jamais vender nada do que produzem. Também afirmam em suas comunidades que abandonam a prática quando uma emissora começa a exibir o programa oficialmente.
Mas há quem não concorde com isso. Os jovens paulistanos Renato Hideaki e Marco Antônio Takayama, de 17 e 19 anos, que consomem animês, mangás (quadrinhos japoneses) e cartões colecionáveis aos borbotões, reclamam: ‘Os animês do Animax usam cinco ou seis dubladores para 13 séries. É um absurdo. Por isso, preferimos episódios legendados, mesmo quando há uma dublagem sendo exibida num canal de TV’. Animax é o canal a cabo dedicado a animês.

 
TALENTO
Daniel França e Pedro Dassan, administradores do maior site de fãs do seriado no Brasil, que recebe cerca de 14 mil acessos diariamente e tem 20 colaboradores
 

Mas não existiria toda a polêmica se não fosse a qualidade de seriados como Naruto. ‘Finalmente voltaram a falar de ninjas’, afirma a paulistana Hana Carolina Lima, de 15 anos. ‘Naruto tem ação, como todo mundo gosta, mas tem uma história que faz você simpatizar com os personagens.’ Ao contrário do básico desse tipo de enredo, onde dificuldades caem de pára-quedas, a cada complicação surge um desenrolamento possível, que adiciona mais aspectos à personalidade dos ninjinhas. A premissa da série já está a quilômetros do entretenimento infantil de todo dia: uma raposa diabólica ameaça a vila e é trancada no corpo de um bebê, que ao crescer sofre represálias por conta disso. Aos 12 anos, ele se torna uma criança-problema, mas que busca redenção tornando-se o maior ninja de todos os tempos.
Desde os primeiros minutos do primeiro episódio, o espectador começa a simpatizar com o pequeno ninja. Além dos acontecimentos nefastos em seus primeiros dias de vida, Naruto também tem má sorte na adolescência. Em seu primeiro teste na escola de ninjas, ele leva bomba porque a prova é executar uma técnica que ele não domina bem. Logo depois, sabemos que está apaixonado por uma bela coleguinha – que só tem olhos para outro ninja com pinta de galã. A falta de sorte crônica não presta bons serviços apenas ao drama: o humor também é ótimo. Naruto aprende uma técnica chamada ‘réplicas da escuridão’, que o faz clonar a si próprio diversas vezes. Porém, na hora do combate, é acometido por uma terrível dor de barriga. Sob uma fanfarra de guitarras, as cinco réplicas de Naruto se acotovelam para entrar no banheiro.

 
NISSEIS
Renato Hideaki e Marco Antônio Takayama posam ao lado dos mangás de Naruto numa loja especializada em animê no bairro da Liberdade, em São Paulo

Há quem diga que os antecessores de Naruto, como Dragonball, Cavaleiros do Zodíaco e Pokémon – que passam temporadas fora das grades de programação, mas sempre encontram o caminho de volta – , são apenas veículos para vender brinquedos, games e cereais matinais. Mas é inegável uma característica comum a todos eles: a originalidade. Em Cavaleiros do Zodíaco, por exemplo, um grupo de guerreiros enfrenta situações inspiradas na mitologia grega. Pokémon é sobre uma turma de garotos que briga entre si usando criaturas que parecem ter nascido em Chernobyl, mas nem por isso menos bonitinhas. O Cartoon Network brasileiro começa a exibir Naruto a partir do meio do ano. Quando a primeira remessa chegar, os subfãs já terão visto mais de 170 episódios. Há aí uma mensagem relevante para as emissoras de TV. Nestes tempos de internet, elas terão de ser mais ágeis ao importar, dublar e exibir programação de outros países. Ou correrão o risco de chegar tarde demais.

 
FANTASIA Adolescentes japoneses se vestem como personagens de Naruto. A moda, conhecida como cosplay, vem crescendo também no resto do mundo
 

CAMPANHA FAÇA UM OTAKU FELIZ DEIXE SEU COMENTÁRIO.

12 respostas para Naruto é matéria e destaque na revista Época

  1. joao silveira disse:

    merda coco puta fedido retardado caralho fubango retardadop fdp cu e merda e merda esses cara saum uma bosta naruto deveria ser parte do mundo intero vaum se fude vaum cume uma puta loirinha na esquina vaum toma no cu seus filho de uma escrota escrava do sexo nerd do caraklho vaum se fude

  2. elayne disse:

    fala serio eu adoro naruto ñ perco um capitulo !!!
    coitado do besta de q ue ñ gosta de assistir naruto!!
    ou melhor ñ ,me interessa se eles gostam ou ñ !!!
    so sei q eu adoro !!!
    e amo tambem quem criou esse desenho maravilhoso !!!
    bjussss
    e parabens@@@@da elayne santiago da silva

  3. romulo disse:

    ola sou mt viciado no naruto estou no episodio 120 sei quase tudo !!!!!!!!!!!!!!!!!!

  4. Ana Beatriz Lima Resende disse:

    te amo Narutooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo

  5. Ana Beatriz Lima Resende disse:

    o só para avisar para todo o mundo que quem não gosta de naruto
    é devia chora porque não sabe o que é ninja!!!!!!!mais agora quem não
    sabe ainda é besta que é obrigado a toma no Cuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu

  6. julia feliciano disse:

    dia 13 eu vou pasar nesse site super legal procurando uma resposta espero encontrar,eu adoro naruto é um anime muito legaleu amo naruto tudinho mesmo,as musicas as confusos que acontacem nos capitulos,os persongens.na escola eu brinco de neruto com meus amigos e amigas pois eu tenho10 ano!é,pessoas normais tem chjacara e dá pra fazer jutsu de verdade?porfazor quem souber me responda tá .naruto!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  7. julia feliciano disse:

    gente eu erei toda hora vou passar aqui tá desculpe

  8. nany-nay disse:

    eu adoro o desenho e eu acho que as emissoras de tv estao perdendo auddiencia deveriao camecar a passar naruto shippuden.
    nnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnn
    aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa
    rrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrr
    uuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu
    ttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttt
    oooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo
    sssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssss
    hhhhhhhhhhhhhhhhhiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii
    pppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppp
    uuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu
    dennnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnn

  9. srta. kawaii disse:

    narutoo é o melhoor! \o/
    e quem não gosta? Foda-se!😛

  10. lucas... disse:

    Naruto envergonha o nome dos ninjas. Ninja se veste de preto, e fica fazendo magias coloridas com as mãos. Ninjas matam pessoas na furtividade, e kunais não eram armas de arremeso, eram punhais para apunhalar. Ninjas não ficavam de romancezinho com os amiguxos. Enfim… envergonha o nome dos ninjas.

  11. alessandra disse:

    poderia passar naruto shuppuden eu queria ver principalmente o sasuke-kun

  12. Naruto vai virar um Hokageeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: