Jushi Sentai France Five!

Bem Amigos, chegou o momento aguardado por todos (ta nem tanto)…

Vou falar um pouco da serie amadora que tem dado a muitos uma curiosidade sobre ela justamente por ser amadora e ao mesmo tempo ser tão “divulgada” (só um pouco, só para saber que existe).

Bom, vamos deixar de lero-lero, e prosseguir. Sei que muitos (como eu) já deram uma “fuçada” na Internet para saber o que é o “France Five”. O “France Five” é uma micro serie que atualmente conta com somente quatro episódios cheios (eu disse cheios?), completamente marcada por altos e baixos. Para prosseguir, é melhor que eu faça as apresentações, antes de vos levar a uma analise (sob minha ótica, é claro, sujeita a muitas alterações):

Nome: Jushi Sentai France Five (Esquadrão dos Mosqueteiros France Five, posteriormente Shin Kenjushi France Five. Já já eu explico isso).

France Five group

France Five group

Integrantes (Antes devo dizer que junto da ”cor em inglês” sempre vai algo que “exalte”, o que na opinião da “produção”, a França tem de melhor):

Red Fromage – (Nome Civil: Antoine Déchaume) – Fromage é um queijo tipicamente francês como inumeráveis queijos que lá existem. Quanto ao Antoine é como um tradicional Líder de Sentai: Serio e aconselhador somente sorri quando a tarefa já está cumprida.

Black Beaujolais – (Nome Civil: Thierry Durand) – Beaujolais é um tipo de vinho francês elaborado com a uva tinta Gamay. Esse Black me lembra o Change Griffon, mas, ele é muito “marrudo” e isso dá pra ver na cara (E nos faz também pensar o que esse cara ta fazendo neste tipo de produção?), ele pelo jeito luta (e muito) Tae-kwon-do.

Blue Accordéon – (Nome Civil: Albert Dumas) – “Accordéon” por fazer alusão a musica tradicional francesa. Esse é o “blue” mais bocó que se tem noticia, eu sinceramente não consigo lembrar outro. Se compararmos aos equivalentes azuis (dos sentais japoneses que passaram aqui) o que de longe se assemelha é o Go (Flashman, minha opinião).

Yellow Baguette – (Nome Civil: Jean Pétri) – Bom, Baguete… ahn, o que se compra todo dia na padaria para se tomar o Café da manhã? Não precisa nem dizer, não é? Sinceramente esse “yellow” acha que é pegador… a bem da verdade achei uma idéia interessante, pois quando o “yellow” é homem nos sentais, fazem com que seja meio parado. (exemplos Goranger, Denjiman, Goggle Five).

Pink à La Mode – (Nome Civil: Catherine Fontaine) – Para Completar Com uma Francesa muito Bonita que compra muito. No começo achei meio bobo esse “vinculo” que deram a ela, mas, com o passar dos (poucos) episódios isso foi sendo desenvolvido e transformado em uma boa idéia. Se eu tiver que comparar com alguma “Pink” sem duvida irei comparar com a “Pink-five” do Bioman, alias, diga-se de passagem, o France-Five é uma Homenagem deles que são fãs ao sentai de 84 e que foi lá na França como o Changeman aqui no Brasil. Mas ela no episódio 04 é substituída, a personagem é a mesma, mas a atriz que a substitui é extremamente diferente da anterior, inclusive na atuação e personalidade que me lembra justamente à primeira “yellow-four” do Bioman, mais ativa.

Silver Mousquetaire – (Nome Civil: Aramis Léclaire) – Sim o France Five também tem um sexto integrante. Esse seria interessante que passasse pela apreciação de vocês. Na irei fazer o comentário.

Prólogo

Glou Man Chou, “chefe” do Império Lexus deseja conquistar o Planeta Terra. Enquanto isso, a Torre Eiffel gera uma barreira em torno da terra que impede que o Império envie seu exercito em massa. Glou Man Chou envia Guerreiros e monstros para a Terra para que destruam a Torre e assim permita uma invasão em larga escala. Mais ele é sempre impedido por France Five!

Elenco:

Os Heróis

* Antoine Deschaumes/Red Fromage

Interpretado por Sébastien Ruchet

* Thierry Durand/Black Beaujolais

Interpretado por Grégory Goldberg

* Albert Dumas/Blue Accordéon

Interpretado por Daniel Andreyev

* Jean Pétri/Yellow Baguette

Interpretado por Thomas Blumberg

* Catherine Fontaine/Pink à la Mode

Interpretado por Wendy Roeltgen, posteriormente por, Nolwenn Daste.

Aliados

* Aramis Leclair/Silver Mousquetaire (1-4)

Interpretado por Grégoire Hellot

* Professor Aristide Brugonde

Interpretado por Tibor Clerdouet

* Margarine

Interpretado por Emilie Thore, posteriormente por, Clémence Perrot.

O Império Lexos

* Glou Man Chou

Interpretado por David Guélou

* Extasy (1-4)

Interpretado por Nadège Bessaguet, posteriormente por, Aurélie Maurice.

* Warduke

Interpretado por Jean-Marc Imbert

* Cancrelax

Interpretado por Olivier Fallaix

* Zakaral (4-5)

Interpretado por Patrick Giordano

Monstros

* Hypnostreum (1)

* Discostreum (2)

* Toxicostreum (3)

* Pyrostreum (4)

Mechas

* Jet Charlemagne : Fortaleza Voadora (???), carrega o “Falcon D’Artagnan” e o “Joan Of Arc Mont”.

* “Falcon D’Artagnan” e “Joan Of Arc Mount”: Veiculos que se combiam para formar o France Robô.

* “Machine Chanteclerc”: Silver Mousquetaire Mecha em forma de Galo de Metal.

Episodio 01

Antes de mais nada, ao começar assistir cada episódio, nos colocamos diante de uma das mais ridículas apresentações de produtoras já visto: o Ator que interpreta o Red com um nariz de porco grunhindo.

A Trilha sonora de Abertura (como já era de se esperar) foi montada a partir de “Choudenshi Bioman” de Takayuki Miyauchi. Esse primeiro episódio é muito ruinzinho: O Roteirista montou um episódio para um sentai, até aí tudo bem, mas o problema é que não são Japoneses. Então eles tentam imitar os “trejeitos” que somente os niporongos conseguem fazer naturalmente. Exemplos: Expressões Faciais, cutucões, Etc…

Os Inimigos parecem uma seita satânica em um fundo de garagem iluminada por um lampião velho e rodeados de gelo seco… (um toku que se preze tem que ter gelo seco). Sem contar que o “visual” dos Inimigos é feio de doer de tão mal feito que é, até o Play Center Faz melhor… Se nessa turma tem uma exceção (na verdade são duas), essa exceção é a Extasy e o Monstro do dia (esse ultimo nem tanto). O mestre do Mal parece uma Cruza de Bruxa Morgana do Castelo Rá-tim-bum com uma Cantora de Opera.

Bom eles ainda não conseguem atuar muito bem, dão umas “viradas” repentinas, tipo: do nada, o modo da comunicação do Apartamento deles com o Professor, é um “Laptop” do final dos Anos 80 (da prá chamar aquilo de Laptop?). Ah tem o “ouí” que eles falam sempre após o Red pronunciar algo…

O professor parece que passa todo dia em um “luau” antes ir trabalhar, porque só veste camisas estampadas por Baixo do Jaleco e esta Primeira versão da Margarine, que deveria ser um andróide, não é nada mais que uma mina coberta de recicláveis, eu sinceramente acho que deveriam destinar uma parte da verba do projeto para “instalar” uma prótese corretiva dentaria nela.

Os “Soldadinhos” do mal até que não ficaram tão ruins, eles falam “pulum- pulum” a todo instante. Tem um (d) efeito especial da-hora que o monstro utiliza para abduzir a minazinha. Logo após aparece um cara com um uniforme no mínimo capenga (protótipo do Silver), pagando uma de “salvador da Pátria” e dá um couro na turma.

Logo Depois eles se transformam (e mostram o quão ruim está à coisa), logo aparece um uniforme estranhíssimo (o que nos lembra que é uma serie alternativa) dão uma surra na turma do mal, com armas que faz os monstros morram (só se for de dar risada) e chamam o France – robô que é uma Caixa de Sapatos com pernas; como em Bioman, o Robô é formado com apenas dois “veículos” (se é que podemos chamar assim…). Outra coisa, que tenho que frizar é o físico: Japoneses são umas “tabuas”, Americanos só têm Braços e peitoral e os europeus na sua maioria (pelo menos os cinco francos) pança e bunda grande.

Finalizando com o que eu achei o melhor deste episódio:  o Tema de encerramento.

Episódio 02

É um episódio mo mínimo interessante: Aqui há uma “evolução” no Visual da equipe e a historia é muito menos ruim, situação esta que diminui a cada episódio, além de que há uma troca (e um up-grade) da Extasy, a partir daqui é Interpretada pela Atriz Aurélie Maurice, que é a “suit-actress” do Yellow Baguette no 1º Episodio. O Quartel do Mal parece que é dento de um “vácuo” e as fantasias tiveram uma melhora significativa. A serie em si mostrou neste episodio o porquê veio. O que tinha de errado no episodio 01 aqui foi corrigido e melhorado aquelas armas ridículas nem em sonho existem mais. Entretanto o Robô…

Episodio 03

Em termos de produção mudou muito pouco em relação ao anterior, entretanto, sempre se tem algo a dizer. Exemplo: o Black Caminhando e se transformando sem a pose, sabe aqui também se vê aquele “mortal” que todos os sentais dão que se é filmado por Baixo. As Armas Estão Muito Originais:

Red – Espada (Esse não ta não. Bom Afinal a Grande Maioria dos Sentais o Red Tem Uma Espada). Com Ela o Red. Dá um Ataque Especial

Black – Duas facas medias de Corte único (tem uns desenhos muito loucos nelas). O Ataque Especial não poderia ser melhor: Ele Abre uma garrafa de Vinho e embebeda o monstro, que por sua vez enxerga dois blacks, que ataca duplamente.

Blue – Uma espada Media de “dois gumes” – Estilo a ‘Blade Slice’ do Spielvan – o Blue vira uma bola de energia (azul, é claro) que para, para dar o ataque.

Yellow – Um Bastão, que parece um Dardo Olimpico, da umas pancadas, nada mais.

Pink – Inteligente, Talvez a única que tenha a ver com a integrante: Pegaram um Esquadro (pra quem não sabe esquadro é uma régua em formato de triangulo, e na Construção pode ser usada para medir “quinas” de paredes) de Costura, colocaram um Cabo e transformaram em uma “espada”. Muito Legal.

O Ataque Mortal (Na minha opinião) foi a copia mais bem aproveitada que eu já vi. Sinceramente se os Power Rangers tivessem um roteiro tão bem aproveitado, de repente não teria sido alvo de tanto ódio. Quanto ao Ataque os 05 ficam um ao lado do outro e dois deles se agacham, todos eles fazem círculos com os braços, com isso entra um efeito dos Aros olímpicos. Aí eles batem e rebatem até o Red dar uma “Bicicleta” na bola de energia, que acerta o monstro. Cópia dos primeiros sentais. Interessante!

Episódio 04

Esse Episódio é muito louco, Pra Começar o Akira Kushida Compôs e Canta o Tema de Abertura (Ta Se a gente comparar a canção mais fraca que já cantou para a Toei ainda é melhor que esta). A Partir daqui a Serie passa a se chamar Shin Kenjushi France Five – Novos Mosqueteiros France Five. Os Uniformes Estão em Nylon muito mais brilhantes e o Traje do Silver Esta em prata e dourado com Símbolos em alusão a Equipe. Esse episódio começa com uma luta muito empolgante. É Sem sombra de duvida o penúltimo Capitulo, pois isso fica visível com o decorrer do episódio, este que tenta contar a Historia do Red e do Silver (que já eram amigos) e o projeto France Five.

Aparece Também o “Zakaral” um inimigo mais forte que dá um trabalho para a equipe. Neste episódio a Pink tem um grande destaque junto com o silver e o red, chegando a trocar muitas vezes de trajes, imitando os sentais. E sem Contar o Visual da França como Cenário. Se descobre que “Sofie” Filha do Professor e Namorada do Red é Raptada. E nos mostra um ataque Duplo da Pink com o Silver que é uma dança.

Conclusão: Como Já disse essa é uma serie de altos e baixos. O ultimo episódio foi lançado em 2004 e ainda não se tem previsão de quando chegará a um desfecho. A mudança do Titulo foi algo que me deixou curioso, tenho a opinião (Essa opinião é minha) de que a Toei “solicitou” que se retirasse o “sentai” do título, talvez, por fazer parte do maior ganha-pão da empresa e ao ver que o negocio fluía… (até contrataram o Akira Kushida!!!), e isso pode ter sido o “balde de água fria” que desanimou o prosseguimento deste projeto que cada vez ficou melhor. Ou estão juntando uma verba para Montar um Canhão decente e um Robô de Computação Gráfica e assim aumentar o nível.

O Conteúdo da Total da Serie está no Site oficial: www.francefive.com

Abaixo, as letras das músicas:

Jushi Sentai, FRANCE FIVE!!

De Bourgogne en Aquitaine

Lexos treize menacent nos plaines.

Fiers défenseurs du rouge, blanc et bleu

Courage… Espoir… FRANCE FIVE!

Du haut du ciel on menace nos baguettes.

Plus de bons vins, plus de bals musette.

Pour nous sauver, formez le bataillon.

Et qu’à jamais fleurisse le Roblochon.

Concorde, Panthéon.

Camembert, Saucisson.

Dans notre coeur resteront à jamais :

Voltaire, Napoléon.

Rillettes et tire-bouchons.

Fraternité, égalité, liberté!

Jushi SENTAI / FRANCE FIVE!

Jushi SENTAI / FRANCE FIIIIIIIIIIIVE!!!!!

na versão original, a letra era:

France Five Opening

Jushi Sentai France Five

Au sommet de la tour Eiffel, la nuit surgit une étincelle

Prêt pour le combat, ils sont toujours là, l’escadron des mousquetaires

Courage, espoir, France Five ! (France five !)

Du plus haut du ciel, on menace nos baguettes (nos baguettes)

Plus de bon vin, plus de bal musette (musette)

Pour nous sauver, formez le bataillon(France Five, Go !)

Concorde, Panthéon

Liberté, égalité, fraternité

Camembert (camembert) , Saucisson (saucisson)

L’heure à sonnée, venez pour nous sauver,

Nous délivrer

Jushi Sentai France Five

versão de abertura do Akira Kushida:

Shin kenjushi France Five

Kono hoshi wo akumatachi kara

Mamori nuke gonin no yûsha

Kono daichini ikiru monotachi wo

Taisetsu ni yasashisa to ai de

Idaina shugotô pawaa de

Seigi no tamashii moyase

Shinryakusha ha tachi iri kinshi

Chikyû no mirai wa watasanai

Kimero ! furansu kyanon

Tsuyosa zettai yûki bakudai

Muteki shin kenjushi furansu faibu daasshu ! dasshu !

France Five Ending

Enfants de la Terre

Cinq couleurs toujours unies

C’est l’arc en ciel de la vie

Le soleil étend ses rayons sur Paris

Dans la ville une voix qui nous appelle

Un sourire, une hirondelle danse dans le ciel

Cinq couleurs un seul destin

La France au petit matin

Le boulanger a fini de cuire son pain

Le soleil se lève : la belle journée que voici

En avant pour l’aventure, pour ce beau pays

La tour Eiffel est si belle, belle quand on est prêt d’elle

Avance droit devant toi et ne te retourne pas

Deviens un bel oiseau, pose-toi là, tout là-haut

Toujours plus haut, toujours plus haut

Toujours plus haut

La tour Eiffel est fragile, un colosse aux pieds d’argile

Que t’emporte le vent, au delà des océans

Deviens un grand oiseau, envole-toi tout là haut

Mousquetaires, enfants de la Terre

Caso queiram conferir, alguns downdloads ae:

Episódios

France Five Ep. 01 – France Five 01

France Five Ep. 02 – France Five 02

France Five Ep. 03 – France Five 03

France Five Ep. 04 – France Five 04

Audio

Jushi Sentai France Five – Jushi Sentai France Five

Shin Kenjushi France Five – Shin Kenjushi France Five

Enfants de la Terre – Enfants de la Terre

YATTA!

bye-Q!

2 respostas para Jushi Sentai France Five!

  1. Capucena disse:

    Parabéns pelo post, adorei mesmo… Já tinha ouvido falar mas ainda não tinha encontrado maiores detalhes.

  2. djyatta disse:

    Cara, é como eu disse antes… Quando eu sei de algo, ou sei aonde encontrar, eu vasculho e junto o máximo de informações, e depois faço algo completo, heheheh

    Em breve, talvez eu consiga saber o motivo real do por quê eles não temirnaram o quinto e último filme! heheh

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: